ONLINE
2





Partilhe este Site...

 

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/dicas.JPG

 

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/orientapaisbanercoluna.JPG

 

 

 http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/saudebucalnagestacaobotao.JPG    

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/ronco.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerhalitose.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/endo.JPG

  

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerbruxismo.JPG

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/doen_as.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerfotos.JPG 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/banner_fale_conosco.png


ATM e suas Disfunções
ATM e suas Disfunções

 http://1.bp.blogspot.com/_k7-6U8NCBrY/Sjhy0f6l9gI/AAAAAAAAAIA/oy3h_B_leOo/s400/fig+1+a+atm+palpa%C3%A7%C3%A3o.JPG

A ATM (Articulação TemporoMandibular) é a articulação que permite o movimento de abertura e fechamento da boca, assim como a lateralização e protrusão da mandíbula. Durante a fala, mastigação ou deglutição a ATM se movimenta. Existem 2 ATMs, uma do lado esquerdo e outra do lado direito.

Coloque os dedos à frente do ouvido: abra e feche a boca, ou fale, você sentirá o movimento da ATM.

   

 

 

Observe na representação esquemática da ATM normal o disco articular (também conhecido como menisco) desenhado em lilás. A função do disco articular é de fundamental importância para evitar contato entre as partes ósseas. Como outras articulações sinoviais a ATM é constantemente lubrificada por um líquido denominado líquido sinovial


atmVários grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e as arcadas dentárias são responsáveis pela coordenada e harmônica abertura e fechamento da mandíbula. A contração moderada e integrada nesses músculos permite o movimento suave e perfeito da mandíbula, para cima para baixo e para os lados, permitindo a mastigação, a fala, o bocejo e a deglutição. Colocando-se o dedo na frente do ouvido, a pessoa poderá sentir o movimento.

Qualquer problema no funcionamento desta estrutura resulta em DTM.

DTM (Disfunção temporomandibular)

Quando ocorre um mal funcionamento da coordenação do movimentos da mandíbula, geralmente gera dor, desgaste articular e fadiga muscular.

  • DTM - Dor Miogênica: Presença de desconforto nos músculos da mastigação, podendo evoluir para cervical ou cabeça.
  • DTM - Dessarranjos internos da ATM: quando o disco articular desloca de forma incorreta ou quando ocorre uma lesão na articulação
  • DTM - Doenças degenerativas da ATM: São as osteoartites ou artrites reumatóide das ATM.

 

Causa da DTM

  • Traumatismos
  • Mastigação incorreta dos alimentos
  • Bruxismo (ranger dos dentes ao dormir)
  • Problemas de crescimento na mandíbula
  • Abertura excessiva da boca (pode trazer danos aos ligamentos, à capsula articular ou mesmo deslocamento do disco articular)
  • Aceleração/desaceleração cervical (o brusco movimento da cabeça para frente e para trás causa estiramento e compressão dos componentes da ATM, podendo danificá-la)
  • Deslocamento de disco articular,
  • Alterações capsulares, ligamentares 
  • Má-oclusão (a mordida inadequada pode estar relacionada a discrepância de bases ósseas maxilo-mandibulares ou a desarmonia dental), 
  • Alterações dos músculos faciais, espasmos nos músculos mastigatórios desencadeados por tensão ou estresse,
  • Artrites ou fixações na articulação temporomandibular
  • Postura inadequada do corpo no dia a dia(um exemplo disso, é manter objetos entre os dentes ou o apoio de mão na mandíbula),
  • Uma postura errada da cabeça principalmente em algumas profissões como datilógrafos, profissionais que usam demasiadamente o computador ou que falam muito no telefone podem desencadear dor nos músculos da mandíbula e do pescoço. O peso da cabeça é de aproximadamente o de uma bola de boliche, se ela pende para frente, para trás ou para um dos lados, alguns músculos do pescoço terão que trabalhar demasiadamente para mantê-la nessa posição, gerando dor ou desconforto.
    Hábitos parafuncionais podem estar relacionados com o desenvolvimento e exacerbação de disfunções da ATM. Aperto dos dentes é um procedimento anormal que pode gerar força sobre os meniscos. A média dos adultos que não tem parafunções tem seus dentes em contato entre 7 e 11 minutos por dia. O paciente mordedor, frequentemente tem contato dos dentes por várias horas no dia. O aperto descreve aproximação vigorosa dos dentes sem movimentos laterais. Os dentes degastados podem ou não ser significantes em termos para  determinar se um paciente tem ou não hábitos parafuncionais.
     

 

Objetivo do tratamento

http://lazydabbler.files.wordpress.com/2009/11/botox.jpg

* objetivo do tratamento consiste em evitar a cirurgia

* reposicionar a mandíbula ao crânio para melhorar a função;

* minimizar a dor muscular;

* melhorar a amplitude de movimento;

* melhorando a postura; 

* reeducar o paciente a realizar uma mastigação correta

* reduzir a inflamação;

* reduzir a carga adversa na ATM;

* fortalecer o sistema músculo-esquelético.

 

Tratamentos

 É importante que seja diagnosticado a etiologia de maneira correta a fim de que possa ser feito um tratamento adequado a cada paciente. O tratamento da ATM (ou DTM) muitas vezes é multidisciplinar, sendo normalmente efetuado por profissionais de diversas áreas da odontologia e também, quando necessário, com o auxílio de profissionais de outras áreas da saúde, devido a infinidade de fatores causais.

Normalmente para o tratamento desses sintomas com essa origem não precisamos utilizar medicamentos, evitando assim os efeitos colaterais, que muitos dele apresentam.

     O tratamento odontológico, visa inicialmente, de maneira paliativa através da colocação de um aparelho (placa reposicionadora de mandíbula), aliviar rapidamente a dor e relaxar a musculatura facial fazendo que se haja um posicionamento adequado dos músculos e das articulações, para que possamos ter uma visão do tratamento definitivo e específico para cada caso (como próteses, desgastes seletivos ou ortodontia, por exemplo). Por isso que indicamos o tratamento da ATM antes do tratamento definitivo, para melhor resultado no tratamento desses sintomas.

topo