ONLINE
2





Partilhe este Site...

 

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/dicas.JPG

 

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/orientapaisbanercoluna.JPG

 

 

 http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/saudebucalnagestacaobotao.JPG    

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/ronco.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerhalitose.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/endo.JPG

  

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerbruxismo.JPG

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/doen_as.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerfotos.JPG 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/banner_fale_conosco.png


Hábitos Bucais Prejudiciais
Hábitos Bucais Prejudiciais

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/chupeta_3_.jpg0 hábito é a repetição de um ato (por exemplo, sucção de chupeta), com uma determinada finalidade (por exemplo, carência afetiva). Alguns hábitos, com o decorrer do tempo, podem se tornar indesejáveis; dentre eles, podemos citar o uso da mamadeira e da chupeta e a sucção do dedo. 0 hábito precisa de certa intensidade e freqüência ao longo do tempo para promover alterações.

0 que se pode fazer para prevenir essas alterações?
A criança com até 2 anos de idade encontra-se na fase oral, em que a satisfação é centrada na cavidade bucal.
Portanto, a sucção é muito importante. Em algumas crianças essa necessidade é maior. 0 importante é não deixar o hábito se tornar um vício.Esses hábitos devem ser removidos o quanto antes, e de forma gradativa, para que não se altere o equilíbrio psicológico e físico da criança.

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/chupeta_saiba_mais.JPG

O hábito de sucção de chupeta por crianças, além das possíveis alterações no complexo bucodental, envolve em si aspectos psicológicos e culturais que devem ser considerados quando o odontopediatra for planejar o tratamento ou fazer a abordagem para remover este hábito.

  

Como diminuir os efeitos causados pelos hábitos orais:http://clinicaciso.no.comunidades.net/imagens/mamadeiraebico.jpg

  • Dar preferência as chupetas e bicos de mamadeira ortodônticos;
  • Se a criança chupa o dedo, quando ela estiver com ele na boca, atraia atenção para outras atividades que possam ocupar as mãozinhas;
  • Retire a mamadeira da criança quando já não houver mais líquido, evitando assim que ela continue sugando o bico da mamadeira;
  • Não aumente o furo do bico da mamadeira. Isto faz com ela não realize esforço algum, auxiliando assim na flacidez da musculatura da língua;
  • Estimule o uso de copos, canudinhos e talheres;

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bebeagua.jpgComo remover a mamadeira?
Podemos ir diluindo, com água, o leite da mamadeira, deixando-a menos saborosa, até que fique só água. Motivar a criança a usar copo com bico especial, com desenhos etc. A criança pode estar utilizando o bico da mamadeira só para succionar, sem ter a necessidade de ingerir o leite.
Se a criança que apresenta mordida aberta anterior remover o hábito de sucção de chupeta até os 3 anos de idade, a tendência é da oclusão se normalizar naturalmente, caso não esteja associada a outro hábito nocivo, como interposição de língua, respiração bucal ou mordida cruzada.

  

SUCÇÃO DO POLEGAR E OUTROS DEDOS

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT7dSfgyyYclagFDMHzDW0WkcN091LOvcIUD-JnG-BfGXMerlMFxKcGWHpI

A sucção digital é praticada por muitas crianças devido a várias razões; entretanto, se não estiver diretamente envolvida na produção ou manutenção da maloclusão, provavelmente não deve constituir uma preocupação clínica de importância para o dentista. A maioria dos hábitos de sucção digital começa precocemente, e quase sempre tais hábitos são superados até os 3 ou 4 anos de vida. A época de aparecimento dos há

bitos de sucção é significativa e devem ser estudados por suas implicações psicológicas, pois podem ser relacionados à fome, satisfação do instinto de sucção, insegurança ou mesmo a um desejo de atrair atenção.

 

Efeitos do hábito de sucção digital sobre a dentição

  • http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/chupadedo_3_.jpg

    Protrusão (posicionamento para frente) dos dentes anteriores superiores

  • Retrusão (posicionamento para trás) dos dentes anteriores inferiores

  • Mordida aberta anteriorhttp://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/chupadedo_efeitos_.jpg

  • Estreitamento da arcada superior

  • Mordida cruzada posterior

  • Hipotonicidade do lábio superior

  • Hiperatividade do lábio inferior

http://2.bp.blogspot.com/_G_hUhh_vpMo/SclMOhGElZI/AAAAAAAAABA/TWcbMBlTblo/S760/dedo.jpg

 TRATAMENTO

  • Ortodontia interceptativa (aparelhos lembretes para impedir o hábito e/ou corrigir o posicionamento dentário incorreto)
  • Associar com outras especialidades – psicologia, fonoaudiologia. Otorrinolaringologia

   

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/morderlapis.jpg

MORDER OBJETOS

A sucção habitual de objetos como lápis e canetas pode ser observada em crianças na fase escolar e estar associados à instalação de maloclusões semelhantes àquelas observadas pelo hábito de sucção digital ou de chupetas. Assim como qualquer hábito prejudicial, este deve ser estimulado a ser interrompido.

 

SUCÇÃO E MORDIDA DE LÁBIOhttp://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/mordendo_lc3a1bios.jpg

A sucção do lábio pode aparecer só ou pode vir acompanhada da sucção do polegar. Geralmente é o lábio inferior que está envolvido na sucção, apesar de também observarmos hábitos de mordida do lábio superior. Quando o lábio inferior é constantemente mantido por baixo dos incisivos superiores, o resultado é a projeção destes e frequentemente a instalação de uma mordida aberta.

Pressão anormal por defeitos de postura ou imitação

         

http://sorridentsfranchising.files.wordpress.com/2009/08/crianca-dormindo-2.jpg?w=300&h=225

 A criança na fase de crescimento está sujeita a adquirir hábitos de postura, quer espontaneamente, quer por imitação de outras pessoas. O hábito de apoiar a mão no rosto ao ler ou estudar, dormir com travesseiro muito alto ou apoiado no pescoço podem trazer problemas na harmonia dos dentes. O ideal seria prevenir os desvios através de uma orientação às mães e às pessoas 

encarregadas dos cuidados iniciais dados ao recém-nascido e à criança ao longo do seu desenvolvimento. Contudo isto nem sempre é observado. Nestes casos é importante que se faça um diagnóstico criterioso, sem esquecer, inclusive, os envolvimentos emocionais que cercam a criança para os quais muito pouco poderá ser feito pelo dentista.

Deglutição atípica

          Este hábito (de deglutir o alimento de forma errada) também ocorre por problemas na época da amamentação. Normalmente ele é percebido pelo dentista e deve ser corrigido com o auxílio de uma fonoaudióloga.

 

 

 

topo