A importância dos dentes de leite

 

https://img.comunidades.net/cli/clinicaciso/Baby_teeth_in_human_infant.jpgOs dentes decíduos ou de leite devem ser cuidados com a mesma atenção e carinho que são devidos aos dentes permanentes.

Quem não cuida devidamente de seus dentes de leite, automaticamente não cuidará também de seus dentes permanentes. Os pais devem ser alertados nesse sentido.

Os dentes de leite são bem mais claros e menores que os dentes permanentes. É até benéfico eles estarem mais espaçados, pois quando virem os dentes permanentes eles chegarão na posição correta, sem apinhamento.

 

https://img.comunidades.net/cli/clinicaciso/foto_32.jpgEm algumas crianças os dentes aparecem muito cedo, enquanto em outras demora tempo demais até erupcionarem. Os primeiros dentes de leite parecem na arcada por volta dos seis meses de vida, mas podem aparecer com três meses ou até um ano de idade, nem por isso é uma situação anormal. Também poderemos ter dentes de leite que erupcionam (nascem) antes do prazo médio, ou seja, logo após o nascimento ("dente natal"), ou por volta de 2 a 3 meses de idade ("dente neonatal").

 Quando nascer os dentes do bebê, poderá ocorrer febre ou diarréia?

https://img.comunidades.net/cli/clinicaciso/111.jpgSim. Com o nascimento dos dentes do bebê, poderão ocorrer alguns sintomas, como coceira e abaulamento da gengiva, com aumento da salivação, estado febril, e até as fezes podem ficar mais líquidas.
http://www.mercadodobebe.com/images/nuby%20mordedor%20azul.jpg

Para ajudar o rompimento dos dentinhos e melhorar esse desconforto, deveremos oferecer ao bebê alimentos mais duros e mordedores de borracha para massagear a gengiva.

 Alguns mordedores  contém gel no seu interior que ,ao ser resfriado, o produto fica geladinho e proporciona alívio ao bebê. 

https://img.comunidades.net/cli/clinicaciso/deciduous_tooth_exfoliation.gif

Se os dentes de leite são temporários, por que é importante tratá-los? Muitos pais ainda acreditam que não existe necessidade de cuidar dos dentes de leite, porque eles vão cair um dia.

 

A presença dos dentes de leite é muito importante porque prepara o caminho (guia) para a erupção dos dentes permanentes, mantendo em equilíbrio harmônico o crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos); proporciona uma mastigação e deglutição adequadas dos alimentos e conseqüente digestão. Um dente de leite comprometido seriamente por um processo de cárie poderá levar a uma infecção, acarretando a má formação do dente permanente. Além disso, quando deparamos com crianças esteticamente comprometidas, percebemos que ocorrem nelas uma dificuldade de comunicação e integração social

 

O molar dos seis anos, que é o dente mais importante da arcada, será a chave para o posicionamento dos outros dentes permanentes. É importante, então, manter os dentes decíduos sadios e na posição normal, pois disso vai depender a correta posição deste dente tão importante para a arcada dentária. Se a criança vir a perder esse dente, automaticamente a má oclusão estará instalada.

   

https://img.comunidades.net/cli/clinicaciso/baby_tooth_early_loss.gif10 razões para cuidar dos dentes de leite

1 - Eles são fundamentais para a criança adquirir as funções de mastigação;

2 - Os dentes de leite ajudam o desenvolvimento da parte óssea da face;

3 - A primeira dentição contribui para a formação de uma arcada harmônica;

4 - Os primeiros dentes têm um papel muito importante no desenvolvimento da fala;

5 - Quando perde o dente de leite antes da hora, a criança pode ter dificuldade para articular certos fonemas;

6 - A manutenção do espaço para o permanente é garantida pelo dente de leite;

7 - O dente de leite orienta a erupção do permanente, para que este não nasça torto ou inclinado;

8 - Infecções na primeira dentição podem infectar o germe do dente permanente;

9 - A falta precoce e prolongada de um dente de leite pode causar falhas estéticas, com conseqüências psicológicas;

10 - A perda precoce dos dentes de leite propicia a instalação de má-oclusão na dentição permanente.

 

No caso de perda do dente de leite por trauma (bater a boca), qual procedimento deverá ser tomado?
Se a criança bater a boca, deverá procurar o odontopediatra, para o exame e a radiografia da região atingida, fazendo uma avaliação do caso. Se houver trauma, guardar o fragmento em soro fisiológico, para tentar o procedimento clínico de colagem. Caso ocorra extração prematura do dente, levar o mesmo, em soro fisiológico ou leite, ao odontopediatra, onde será feita a avaliação do procedimento adequado.