SENSIBILIDADE DENTAL

Quem nunca teve aquela sensação de arrepio nos dentes? Essa sensação é mais comum do que se imagina.

http://clinicaciso.no.comunidades.net/imagens/hipersensibilidadeoralb.jpgA sensibilidade dentária é uma dor causada por desgaste da superfície do dente. A causa mais comum em pessoas adultas é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração da gengiva. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso  até a superfície ficam expostos e acusam a dor.

Quando o calor, frio ou pressão afetam esses canalículos, você sente dor. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal. 

A exposição da superfície dentinária pode ocorrer por uma série de fatores: pela escovação forçada, erosão, pelo bruxismo, hábitos parafuncionais ou estresse oclusal; por problemas periodontais,etc. 

   http://www.dentalpress.com.br/cms/wp-content/uploads/2009/10/desenho_dentes_sensiveis.jpg 
  
Como saber se tenho hipersensibilidade ou dor de dente causada por cáries?
A dor sentida na hipersensibilidade nunca começa espontaneamente e passa rapidamente, diferente da dor de dente provocada por cárie ou problemas no canal. Entretanto, a distinção entre hipersensibilidade e dor de dente deve ser feita pelo dentista. 
 
 
 http://clinicaciso.no.comunidades.net/imagens/dentifriciosensibilidade.jpgComo tratar a hipersensibilidade dentinária?
 Evitar pastas de dentes abrasivas, corrigir a escovação e evitar alimentos e bebidas ácidos é uma boa medida para amenizar as crises de hipersensibilidade. O uso de produtos dessensibilizantes (recomendados pelo seu dentista) pode ajudar, mas nem sempre é suficiente. Recobrir a dentina exposta com “gengiva” (cirurgia plástica periodontal) ou materiais restauradores é uma boa solução, porém nem sempre é viável. 
    A terapia propriamente dita se estabelece de acordo com a severidade do problema. Caso a hipersensibilidade dentinária esteja em local isolado, o tratamento é feito no consultório com aplicação de substâncias indicadas, mas, quando o problema é generalizado, o tratamento deve ser realizado com uso de dentifrícios e, nos casos mais severos, o tratamento endodôntico radical é indicado como última tentativa
   
   Se você sente esse tipo de desconforto,já usou pastas dessensibilizantes mas não sentiu nenhuma melhora,vá ao dentista e faça sua avaliação pra que esse problema não se torne limitante e tire seu prazer de alimentar-se normalmente.

 

http://www.ibelieveinadv.com/commons/sensodyneIceCream-412x543.jpgO que você pode fazer em casa?

 Use uma escova de cerdas bem macias, com creme dental pouco abrasivo;

  • Escove corretamente e não exagere na escovação;
  • Use creme dental especialmente formulado para ajudar a sensibilidade dentária;
  • Bochechos de Flúor podem ser indicados pelo dentista
  • diminuir a freqüência de ingestão de alimentos e bebidas ácidas e refrigerantes;

O que você pode fazer no consultório?

  •  Aplicação de dessensibilizante nas áreas expostas para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina;
  • Aplicação de agente fixador (material usado para fixar restaurações) para impermeabilizar a superfície da dentina isolando os estímulos que causam a sensibilidade.
  • Laserterapia nas zonas afetadas estimulando o fechamento dos canalículos e reduzindo a dor