ONLINE
4





Partilhe este Site...

 

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/dicas.JPG

 

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/orientapaisbanercoluna.JPG

 

 

 http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/saudebucalnagestacaobotao.JPG    

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/ronco.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerhalitose.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/endo.JPG

  

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerbruxismo.JPG

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/doen_as.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerfotos.JPG 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/banner_fale_conosco.png


Manutenção e Contenção
Manutenção e Contenção

O tratamento ortodôntico após a sua finalização requer o uso de um aparelho, cuja função é manter os dentes em sua nova posição. Esta fase pós-tratamento ortodôntico é chamada de Fase de contenção. Convém lembrar que esta fase é instituída não apenas na finalização da Ortodontia corretiva, mas também no tratamento interceptativo das más oclusões como, por exemplo, após as expansões maxilares.

Mas, qual a importância dessa Fase de Contenção? 
Após a remoção do aparelho fixo os dentes apresentam um grande potencial de voltar à sua posição inicial. Quanto maior tenha sido a sua movimentação durante o tratamento, maior será esse potencial. Dessa maneira as contenções serão os dispositivos que permitirão que os dentes se acomodem em sua nova posição no osso de suporte de uma maneira natural e saudável. Portanto, é muito importante que você utilize-os corretamente o tempo que seu ortodontista achar necessário. No dia em que o seu aparelho é removido, o ortodontista realizará uma moldagem de seus dentes o qual permitirá que as contenções sejam confeccionadas.

http://clinicaciso.no.comunidades.net/imagens/placa_hawley.jpgNa maxila (arco dentário superior) a contenção mais comumente utilizada é uma placa removível confeccionada com acrílico, sustentada por segmentos de fio ortodôntico de grosso calibre. A contenção mais conhecida é denominada de Placa de Hawley. Esta contenção pode ser construída em vários modelos de acordo com a preferência de seu ortodontista


http://clinicaciso.no.comunidades.net/imagens/contencao_inferior.jpgJá na mandíbula (arco dentário inferior), a contenção mais utilizada é fixa e é conhecida como 3x3. Este dispositivo é confeccionado com fio ortodôntico o qual é contornado e colado à superfície lingual dos dentes ântero-inferiores (incisivos inferiores). A higienização deste tipo de contensor deve ser muito criteriosa e, caso ocorra o seu descolamento você deverá procurar o seu ortodontista rapidamente para que ele(a) possa realizar novamente a sua colagem. Normalmente esta contenção é mantida por um tempo maior do que na maxila e só deve ser removida quando seu ortodontista julgar necessário ou se o período de contenção tenha sido suficiente.


E, não esqueça que somente o ortodontista poderá determinar o tempo que você irá utilizar as contenções, portanto siga as recomendações dadas por ele(a) e vá periodicamente às consultas. Não falte! Após esta Fase de contenção, o seu tratamento ortodôntico estará finalizado e com certeza você terá mil motivos para sorrir! Parabéns pelo seu esforço e disciplina!

topo