Onlays (Blocos)

 https://img.comunidades.net/cli/clinicaciso/Slide1_4.JPG

A cada troca de restaurações, estrutura dentária é perdida, deixando seu dente cada vez mais suscetível à fraturas além disso ocorrem micro fraturas a cada mastigação.

As restaurações indiretas representam um procedimento muito importante para se tratar dentes com grandes destruições  devolvendo sua forma e função mastigatória. Em geral, as restaurações tipo onlays são feitas de porcelana ou resina laboratorial, sendo muitas vezes utilizadas para substituir restaurações metálicas quando o paciente deseja um sorriso mais natural.

 

http://clinicaciso.no.comunidades.net/imagens/25.jpg

Porque fazer no laboratório a resina e não direto em boca?

A opção de realizarmos restaurações indiretas com resina composta para dentes extensamente destruídos nos permite: controle da contração de polimerização (que pode gerar sensibilidade pós-operatória); melhor adaptação, acabamento e polimento das margens da restauração, maior facilidade na confecção de contornos corretos, maior facilidade para a obtenção do ponto de contato. Além disso, a técnica indireta permite a polimerização complementar da resina com calor e pressão.https://img.comunidades.net/cli/clinicaciso/onlayssmall.jpg

 

 

Isso determina uma melhoria significativa das suas propriedades físicas e mecânicas.

 

 

Como é feito?

https://img.comunidades.net/cli/clinicaciso/images_1_.jpg A cárie e/ou a restauração antiga são removidas, o dente é limpo, uma moldagem e um molde são feitos da superfície preparada. O modelo do dente é emitido então a um laboratório dental que confeccionará  uma onlay em resina ou em porcelana. Durante este período o dente receberá uma restauração provisória como proteção. Quando vem do laboratório, após testada, a onlay é cimentada ao dente com uma resina adesiva e, em seguida, polida.

 

https://img.comunidades.net/cli/clinicaciso/Slide1_5.JPG