ONLINE
1





Partilhe este Site...

 

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/dicas.JPG

 

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/orientapaisbanercoluna.JPG

 

 

 http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/saudebucalnagestacaobotao.JPG    

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/ronco.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerhalitose.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/endo.JPG

  

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerbruxismo.JPG

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/doen_as.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerfotos.JPG 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/banner_fale_conosco.png


RONCO E A APNÉIA
RONCO E A APNÉIA

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/timthumb.jpg
http://clinicaciso.no.comunidades.net/imagens/figura_ronco_e_apneia.png

 

 

RONCO:

Quando dormimos os tecidos moles da região posterior do pescoço relaxam e podem impedir a passagem do ar,necessária a respiração. O fluxo de ar causa uma vibração destes tecidos moles,o que é traduzido como  o ronco.

 

O que causa o ronco?

Baixo tônus muscular: Isto ocorre quando o controle muscular está muito relaxado por ingestão de bebidas alcoólicas ou por drogas indutoras de sono. Também acontece com algumas pessoas nas fases profundas do sono, quando ocorre um relaxamento grande da musculatura

Excesso de tecidos moles na garganta: O sobrepeso produz um crescimento excessivo dos tecidos moles do pescoço. Hipertrofia de adenóides e amígdalas.

O tamanho excessivo do palato mole e/ou da úvula

Obstrução nasal: O nariz congestionado ou bloqueado exige muito esforço para a respiração. . Isto cria um "vácuo" exagerado na garganta , e aproxima todos os tecidos moles da garganta, produzindo o ronco.

 

TRATAMENTO:

O otorrinolaringologista é o primeiro médico a ser consultado, pois lhe fará um exame cuidadoso do nariz, da boca, do palato, da garganta e do pescoço. Um estudo em um laboratório de sono (polissonografia) poderá ser necessário para determinar a severidade do ronco.

Um exame em consultório pode revelar se o ronco se deve a uma alergia nasal ou uma infecção, uma deformidade do septo, das amígdalas ou das adenóides. O ronco pode responder melhor a uma cirurgia da garganta e do palato para ajustar os tecidos flácidos e ampliar a via respiratória, chamada  uvulo-palato-faringoplastia (UPFP). Em alguns casos, não é possível realizar a cirurgia ou o risco é muito alto em função de outros problemas. Nestes casos, o paciente pode dormir com uma máscara nasal que introduz pressão de ar na garganta (CPAP).E ainda existe a possibilidade dos aparelhos intra bucais,que tentam manter a posição da mandíbula mais anterior,evitando assim o colapso dos tecidos moles da região posterior do pescoço,e então o Ortodontista é o profissional mais indicado para a realização deste tipo de aparelho.

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/img_ronco2.pngAPNÉIA

A forma mais exagerada do ronco é a apnéia do sono, na qual existem freqüentes episódios de parada respiratória por obstrução . Os episódios sérios duram mais de 10 segundos e ocorrem mais de 7 vezes por hora. Os pacientes com apnéia podem experimentar de 30 a 300 episódios obstrutivos por noite, reduzindo o nível de oxigênio no sangue. O coração tem que bombear mais forte para que o sangue circule mais rápido. Depois de alguns anos isto pode levar a um aumento da pressão arterial e dilatação cardíaca.

http://clinicaciso.no.comunidades.net/imagens/apneia_numeros_mort1.jpg

Apnéia do sono está geralmente associada ao ronco e produzem alterações na freqüência cardíaca, pressão sanguínea e oxigenação do sangue, tipicamente terminando com um microdespertar. Apnéias recorrentes impedem os pacientes de entrarem nas fases profundas do sono, gerando uma sensação de sono não-reparador e sonolência diurna excessiva. Esse conjunto de sintomas e alterações recebe o nome SAHO (síndrome da apnéia obstrutiva do sono).

 

http://clinicaciso.no.comunidades.net/imagens/apneiacomplicacoesbanner.jpg Devemos nos lembrar que a SAHOS pode se tornar um problema de saúde sério e com implicações desastrosas. Se não tratada corretamente a SAHOS pode causar acidentes automobilísticos ou acidentes de trabalho (em operadores de maquinário), descontrole da pressão arterial e risco aumentado de infarto cardíaco, derrame e até mesmo morte. Quando identificada, o tratamento pode melhorar drasticamente a qualidade de vida dos pacientes e prevenir complicações futuras. Saiba mais clicando no Banner ao lado. 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/ronco_em_crian_as.JPGEstudos do sono têm indicado que as crianças que são cronicamente privadas de sono tem sintomas de depressão, transtorno de déficit de atenção, obesidade, e maior incidência de comportamentos de risco. Surpreendentemente, a apnéia do sono não é incomum em crianças, e, além de ronco, bruxismo é por vezes o primeiro indício que temos de que uma criança tem desafios a respiração durante a noite. Apnéia do sono em crianças é agora pensado para contribuir para o aumento dramático dos distúrbios de atenção em nossos filhos.Saiba mais clicando no Banner ao lado. 

 

 

 

Dra.Darlene Gerzson

Especialista em ortodontia

Mestre em Ortodontia

Doutoranda em Ortodontia

 

 

topo