ONLINE
1





Partilhe este Site...

 

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/dicas.JPG

 

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/orientapaisbanercoluna.JPG

 

 

 http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/saudebucalnagestacaobotao.JPG    

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/ronco.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerhalitose.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/endo.JPG

  

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerbruxismo.JPG

 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/doen_as.JPG

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/bannerfotos.JPG 

http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/banner_fale_conosco.png


TRAUMATISMO DENTAL - O QUE FAZER?
TRAUMATISMO DENTAL - O QUE FAZER?

http://clinicaciso.no.comunidades.net/imagens/trauma.jpg

 

http://1.bp.blogspot.com/_QqGx04IkpoM/TF9qE12kLII/AAAAAAAAAFc/UmKVARmjEkg/s320/3926903545_2365730c7f_m.jpg

 

 

 

Dentes afetados precisam de avaliação média e tratamento adequado para reconstrução

fratura dental é caracterizada por um dente  que apresenta irregularidades em seu formato por diversas razões, como acidentes (quedas, alimentos muito duros) e hábitos não recomendados (roer unhas).

Essas fraturas podem ocorrer associadas aos maxilares ou de forma isolada. Para recuperar os dentes afetados, o diagnóstico e o tratamento devem ser realizados o mais rápido possível, distinguindo os casos que terão intervenção médica e os que necessitam de uma resposta pulpar(teste de vitalidade no "nervo" do dente).

 

No http://clinicaciso.no.comunidades.net/imagens/fraturadentalff.jpgcaso das fraturas dentais, sempre convém que o paciente traga os fragmentos imersos em soro fisiológico (ou mesmo água) para que seja feita a colagem. Mas como isso nem sempre é possível, nos casos em que somente a coroa dentária foi afetada, elas podem ser reconstruídas com material à base de resinas compostas, retomando a estética anterior. Mas, se a fratura comprometer o maxilar e a face, um especialista buco maxilo facial deve participar, juntamente com o dentista, do tratamento.


É preciso lembrar que os dentes que não estão fraturados, também precisam ser avaliados, já que eles foram traumatizados e podem ter sua vitalidade e saúde comprometida.

 

 Avulsão

Um acidente grave ou um simples tropeção pode ocasionar a perda traumática de um ou mais dentes, que podem "voar" da boca.  Relacionada a características que acompanham as atividades da infância e da adolescência, a maior incidência das avulsões está localizada nos incisivos superiores em crianças de 7 a 12 anos de idade. O procedimento de reimplante é uma tentativa de salvar o dente no momento do trauma.

A literatura odontológica comprova que dentes assim perdidos podem ser salvos se forem reimplantados o quanto antes possível. 
O tempo que o dente está fora da boca é um fator crítico. Protocolo de primeiros socorros que devem ser seguidos são os seguintes:
O que fazer?http://images.comunidades.net/cli/clinicaciso/traumatismo_dentario.jpg

 

 Primeiro Passo:

 Mantenha calma e aja com rapidez procurando o dente perdido no local do acidente. Quando encontrar segure pela coroa sem tocar na raiz.

 

 Segundo Passo:

 Se o dente estiver sujo, lave-o com água corrente fria por uns 10 segundos sem raspar, não limpe o dente com produtos químicos, como anti-sépticos e agentes de limpeza.

 

Terceiro Passo: 

Recoloque no lugar de onde saiu na cavidade oral. Se esta tarefa lhe for impossível, coloque o dente dentro da boca do acidentado, em baixo da língua ou junto a bochecha. Caso ainda aja dificuldade, coloque o dente dentro de um copo com leite. Transporte em água somente em último caso.

Quarto Passo:

 Procure seu dentista o mais rápido que puder, não deixe para o dia seguinte. 

Quando o paciente estiver aos cuidados do profissional, será verificado se o dente foi colocado em seu lugar correto, caso esteja mal posicionado ele ainda terá tempo de corrigir. A  necessária estabilização do dente avulsionado pode ser feita utilizando-se diversos materiais, como fios de aço ou uso de resina composta.
Algumas alternativas com o intuito de prevenir o insucesso  e inibir ou retardar a reabsorção radicular externa, o profissional poderá lançar mão de uso de antibióticos.

topo