CÂNCER BUCAL

 

 

http://bibliotecademedicina.com.br/blogodonto/wp-content/uploads/2010/05/cancer_bucal-251x300.gifEmbora relativamente raro, esse é um dos cânceres mais fáceis de identificar e diagnosticar. Se tratado cedo, normalmente tem cura. Então por que os especialistas consideram o câncer de boca tão problemático? 

 

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.

 

fatores de riscoFatores de Risco

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

 

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRCJ2scnzkaZrnCKRaAcZYE74fsBdNPyMFpi0mtPWhpS_7vizex

O autoexame deve ser feito em um local bem iluminado, diante do espelho.O objetivo é identificar lesões precursoras do câncer de boca. Devem ser observados sinais como mudança na cor da pele e mucosas, endurecimentos, caroços, feridas, inchaços, áreas dormentes, dentes quebrados ou amolecidos e úlcera rasa, indolor e avermelhada.

Atenção!Lave bem a boca e remova próteses dentárias, se for o caso.
De frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço. Veja se encontra algum sinal que não tenha notado antes. Toque suavemente com as pontas dos dedos todo o rosto. Puxe com os dedos, o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa). Em seguida, palpe todo o lábio. Puxe o lábio superior para cima e repita a palpação.

 

 

http://4.bp.blogspot.com/_0H2Ta8H6LyI/TF9uU4nTl9I/AAAAAAAAALU/J0a0avRCgKs/s1600/fumar.jpg

 

http://2.bp.blogspot.com/-lRPVWfZA6PQ/Tcro22ZY9YI/AAAAAAAAAVs/XirV5CVu0GU/s1600/anuncio.jpg

 

 

 

http://www.ead.upe.br/nead2008/images/stories/rotator/cancer_boca.jpg

Faça o autoexame da boca mensalmente

 

Fonte: Odontológika – UOL
www.orientacoesmedicas.com.br/